Associação “Amigos dos Animais de Almada” (AOAAA)

[ENGLISH]

Com mais de 30 anos de existência, a AOAAA tem dado provas de um trabalho notável na recolha de cães abandonados no Concelho de Almada, na esterilização das fêmeas e no esforço de reintegração desses animais por via da adoção. Embora o atual canil se situe na Aroeira, o trabalho em prol da saúde pública e na defesa dos animais estende-se a todo o Concelho.

Até agora, a Associação tem sobrevivido quase exclusivamente com o esforço e dedicação meritórios dos seus voluntários, do dinheiro dos seus sócios e da angariação de donativos, assegurando com estas verbas o acolhimento, a alimentação e os cuidados médicos e de higiene para os cerca de 230 animais que tem a seu cargo. Neste contexto, deve ser sublinhado o papel positivo do serviço veterinário da Câmara Municipal de Almada que, nos últimos anos, tem dado um importante apoio na esterilização das cadelas e nas campanhas de vacinação.

Todavia, a crise que o país atravessa também se faz sentir na AOAAA – quer pelo aumento do abandono de animais, quer pela diminuição dos rendimentos das pessoas que nos apoiam – , de forma que a Associação tem dificuldade em conseguir os fundos necessários para alimentar os animais, para não mencionar todas as outras necessidades do dia-a-dia de uma associação desta natureza. Face a esta situação, a Associação não cruza os braços, mas tenta superar o aperto financeiro com a angariação de fundos extraordinários, através de peditórios de produtos alimentares, da venda de objetos, da colocação de mealheiros, e da mobilização dos seus sócios.

Uma outra parte das atividades desenvolvidas pela Associação está dedicada ao melhoramento das condições precárias em que os animais se encontram albergados, sofrendo com o frio, a chuva, o calor excessivo, as pulgas e outras vicissitudes. As intempéries do inverno são devastadoras, exigindo posteriormente um grande esforço para acudir aos animais e reparar as instalações. Outrora um terreno arborizado, a área onde o canil se situa tornou-se entretanto bastante urbanizada e, não sendo o terreno propriedade da AOAAA, não permite a construção de instalações definitivas com condições dignas para os animais albergados, e para os funcionários e voluntários que ali trabalham.

Por isso, uma parte da atividade da Associação, representada pelo projeto Amor Rafeiro, centra-se na procura de alternativas que passam pela cedência de um terreno camarário e a construção de um novo canil de caráter comunitário. Não se pretende um outro depósito de animais, mas um espaço que disponibilizará serviços úteis à comunidade e que contribuirá para a sustentabilidade financeira do projeto, ao mesmo tempo que desenvolverá ações de formação, visitas guiadas e outras iniciativas que visam a convivência entre os animais e os habitantes do Concelho.

Neste sentido, o foco das actividades da Associação tem sido a sensibilização da população, a fim de

  • reduzir o abandono e incrementar a adoção dos animais;
  • mostrar a utilidade social que estes animais têm para a sociedade;
  • ganhar apoio para a alternativa de um novo canil multiúsos;
  • fomentar uma nova cidadania.

O novo canil poderá, assim, alargar o seu papel de utilidade pública e aumentar as suas hipóteses de sair do lugar marginalizado onde ainda se encontra.

Amigos dos Animais de Almada
E-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Site: animaisalmada.pt
Facebook: facebook.com/aoaa.almada
Se quiser apoiar a nossa causa:
NIB: 0036 0088 99100019335 68
Banco: MONTEPIO GERAL

Horários de Visitas e Adopções: Sábado e Domingo das 10h00m às 13h00m

United Kingdom gambling site click here