Animais e Férias

Segundo dados fornecidos pela Liga Portuguesa dos Direitos do Animal (LPDA), por ano, são abandonados mais de 10 mil animais em Portugal. Muitos encontram a morte nos canis municipais e outros acabam por morrer à fome ou nas estradas, enquanto vagueiam em busca de alimentos e de abrigo. Além dos maus tratos a que ficam sujeitos, estes nossos amigos acabam por ficar vulneráveis a variadas doenças, tornando-se um risco para a saúde pública.

Tendo em conta esta situação dramática, em seguida apresentam-se alguns conselhos práticos para quem tem um amigo de 4 patas e não sabe o que fazer durante as férias, bem como algumas regras fundamentais que nunca deve esquecer.

CONSELHOS PRÁTICOS :

- Permutas: Tome conta do animal do seu familiar, colega, amigo ou vizinho quando estes forem de férias e eles ficam com o seu, quando chegar a altura das suas férias. É prático e não tem custos.

- Empresas que vão a casa (PetSitting): Existem empresas especializadas que vão a casa tratar do seu animal. Tem a grande vantagem do seu animal não ficar privado do seu local habitual, não se verificando alterações de humor, apetite, etc. Consulte a nossa lista com alguns contactos.

- Hotéis para Animais: Há hotéis exclusivamente para animais. Tenha em consideração alguns aspectos na escolha do mais adequado e consulte a nossa lista com alguns contactos.

- Anfitriões: Há voluntários da LPDA que podem ficar com o seu animal. Através do site "Férias Felizes|Animais Felizes"encontrará a informação necessária.

- Alojamentos (Hotéis, Aparthotéis, Parques de Campismo, etc...) que aceitam animais: Tem a grande vantagem do seu animal ficar consigo durante as férias e se divertir tanto como você...Faça uma breve pesquisa na internet e encontrará informação para todo o país.

REGRAS FUNDAMENTAIS :

- Colocar-lhe uma coleira com chapa de identificação e contacto;

- Ter a responsabilidade de fazer com que ele se divirta tanto quanto você; procurar locais onde possam fazer actividades juntos (ex.: passeios pedestres), não o deixando no quarto de hotel;

- Ter a certeza que o alojamento escolhido aceita o seu cão/gato e estar disposto a cumprir as suas normas;

- Saber controlar o seu animal em qualquer circunstância;

- Ter o animal de boa saúde e com as vacinas em dia;

- Procurar saber da existência de um veterinário na área para onde vai, para o caso de uma emergência;

- Preparar a bagagem do seu animal com: boletim de vacinas, trela e açaimo, água para a viagem, recipiente para comida e água, cama ou cobertor (é importante que o animal tenha alguma coisa que o faça sentir em casa), toalha para o limpar (caso chova ou vá para o rio ou para a praia), brinquedos e alimentação.

- Não deixar, no caso de ir para uma área rural, o seu animal importunar os animais do campo, correndo atrás deles ou simplesmente ladrando.

«Adaptado de: "Guia de Alojamentos que Aceitam Amigos de Quatro Patas", 2004/05

RECORRENDO A UM HOTEL:

- Visite várias instalações para escolher a mais adequada;

- Um canil bom terá locais de pensionato limpos e bem iluminados com espaço para o cão fazer exercício;

- No preço deverá estar incluída a alimentação, salvo as excepções em que é necessária uma dieta especial;

- Existem horas de visita para evitar incomodar os animais a toda a hora;

- Nenhum canil idóneo aceita animais sem as vacinas em dia;

- Deverá haver assistência veterinária. Informe-se de quem assiste o canil onde vai deixar o cão;

- Faça a marcação com cerca de 15 dias de antecedência. No periodo de verão as reservas esgotam-se rapidamente.

SE VIAJAR DE AVIÃO:

- As normas estabelecidas requerem que o animal tenha o mínimo de 8 semanas de idade e estar desmamado à 5 dias;

- São também exigidos Certificados de saúde e da vacina da raiva actualizados.

- Cada companhia aérea tem as suas normas específicas, nomeadamente o peso até ao qual pode ser transportado ao colo ou especificidades para vôos de longo curso, pelo que é aconselhável que se informe atempadamente.

Horários de Visitas e Adopções: Sábado e Domingo das 10h00m às 13h00m

United Kingdom gambling site click here